Blog

Como evitar acidentes de trabalhos em altura?

22/10/2019

Fundamental e vital para a qualidade dos funcionários que operam durante a construção ou manutenção dos telhados, seja em indústrias, residência e comercial, necessitam de equipamentos adequados.

A fim de minimizar estes riscos e proteger os trabalhadores que exercem essas funções, estar aliado a equipamentos de qualidade é o primeiro passo para o sucesso.

Desenvolvemos este texto a fim de mostrarmos como é caracterizado um acidente em altura, bem como você pode encontrar maneiras de prevenção!

O que configura o acidente em altura?

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), edita normas regulamentando especificações a respeito das atividades que são consideradas perigosas ou insalubres, neste caso, o trabalho em altura.

A norma que regulariza este tipo de trabalho, é a Norma Regulamentadora nº 35, apresentando o conceito sobre o exercício da função e requisitos mínimos de proteção para assim, exercê-lo desde o planejamento, organização e execução da atividade.

Essa norma tem como objetivo promover a segurança de todos os envolvidos, seja de forma direta ou indiretamente, tendo em vista que acidentes em condições onde o funcionário encontra-se elevado do chão, as consequências podem ser, em sua maioria, graves.

Assim, é considerado trabalho em altura toda atividade que é executada acima de 2 metros no nível inferior, onde haja o risco de queda para o trabalhador.

É importante saber que existem diferenças entre os tipos de acidente em altura. Cada ramo de atividade tem suas especificações próprias, como o trabalho na área da construção civil diferencia-se da área naval e ambas se diferenciam da agroindústria, inclusive possuem NR’s específicas.

Sendo assim, é fundamental se manter atento ao serviço prestado, seja para os equipamentos utilizados, mas principalmente para a vida dos funcionários que lá estão colocando em prática suas funções.

Como evitar acidentes de trabalho em altura?

Para evitar acidentes, ou até mesmo o risco de acidentes em altura, é fundamental colocar em prática as disposições da NR 35. Ao dar este passo importante, seus funcionários se sentirão parte do empreendimento e se sentirão mais seguros e confiantes.

Garantir que a integridade física dessas pessoas seja mantida, é importante e fundamental para qualquer empresa que deseja alcançar o sucesso por meio de seus trabalhos.

Proporcionar a implantação de medidas da Norma Regulamentadora nº 35, desenvolver um procedimento de operações para as atividades em altura e acompanhar o cumprimento das medidas de proteção da NR da empresa de segurança do trabalho, bem como oferecer aos funcionários informações atualizadas e cursos sobre os riscos da atividade e de todas as medidas de segurança promove bons resultados.

Além disso, manter-se aliado a equipamentos de qualidade, que promovam a qualidade de vida que seus funcionários devem receber, faz parte dos processos.

Você está procurando por melhorias na sua empresa e manter seus funcionários assegurados?

Conheça a Prokline, especialistas em projetos de Linha de Vida para segurança em altura.

Temos convicção que trabalho em altura é para profissionais e por isso possuímos uma equipe altamente capacitada para o desenvolvimento e instalação de linhas de vida.

Atuando há 5 anos com a fabricação e instalação de sistemas de proteção contra quedas, contamos com uma equipe multidisciplinar que desenvolvem projetos pensados na segurança de todos que estarão realizando trabalhos em alturas.

Prokline é a sua melhor escolha para segurança de trabalhos em altura!

Quer saber mais sobre as nossas soluções de trabalho em altura? Fale com nosso time de especialistas.

(11) 2508.9909 | (54) 3226.1556 | contato@prokline.com.br

Rua Wilson Drago Fantinel, Nº 357, B. Cidade Nova | Caxias do Sul