Blog

Descubra como motivar o seu funcionário a utilizar equipamentos de segurança

10/07/2020
Além do uso obrigatório, os equipamentos de segurança desempenham um papel fundamental para evitar riscos à saúde dos colaboradores.
 
Já é mais do que notório que os EPIs são desenvolvidos para reduzir ao máximo o número de acidentes, sendo, acima de tudo, benéficos tanto para o empregador quanto para o funcionário que exerce as atividades.
 
Entretanto, acontece que em muitos casos, existe uma grande dificuldade em convencer o funcionário sobre o entendimento da importância da utilização desses equipamentos.
 
Da mesma forma, o empregador que fornece os EPIs, também necessita conhecer alguns passos essenciais a fim de motivar o seu funcionário a utilizar os equipamentos de segurança. 
 
Pensando nisso, desenvolvemos este texto para otimizar o uso racional de equipamento de proteção, conscientização do uso de EPIs e motivar os seus funcionários. Confira!
 
Ouça o que os seus funcionários têm a dizer
 
Um dos primeiros passos pode ser buscar descobrir o que impede ou inibe os funcionários de estarem utilizando os EPIs corretamente. Bem, podem ser vários os motivos, mas um passo essencial é ouvir o que eles têm a dizer. 
 
Há quem diga que os equipamentos demoram muito para serem vestidos, que são desconfortáveis, ou mesmo que se desconfia da sua higienização. 
 
Vale a pena avaliar:
 
- Se há um tempo reservado para os colaboradores se equiparem apropriadamente;
- Se o design do EPI está adequado às atividades e movimentos que costumam ser executados;
- Se eles estão sendo limpos na frequência correta.
 
Invista em treinamentos
 
Investir em treinamentos é mais do que essencial, pois você garante que os colaboradores conheçam bem e em detalhes todos os equipamentos que eles mesmos irão utilizar, fazendo assim, o uso correto.
 
Vale ressaltar que a própria Norma Regulamentadora, indica que uma das obrigações do empregador é a realização de cursos e treinamentos para o uso adequado dos equipamentos, guarda e conservação.
 
Ofereça incentivos
 
Caso sua empresa esteja em uma situação crítica, com um alto índice de acidentes, uma boa forma de convencer os trabalhadores é dando incentivos. Algumas ideias podem ser definir um período a ser atingido sem a ocorrência de acidentes e isso repercutir em uma bonificação, como uma folga, adicional financeiro ou algum outro atrativo que seja coerente com os orçamentos e os impulsione a mudar.
 
Realize campanhas
 
As vezes o esquecimento é um dos grandes vilões. Desta forma, utilize as ferramentas de comunicação interna para fazer campanhas sobre o uso do EPIs na empresa. 
 
Utilizar cartazes para uma fácil leitura e muito bem posicionados já podem ser o suficiente para não deixar que a pressa e a falta de memória diminuam à aderência ao EPI.
 
Se torne um líder exemplar
 
Você, como técnico de segurança, é importante possuir conhecimento do seu papel na empresa, bem como na vida de seus funcionários. Portanto, ao se tornar um líder e adquirir o hábito de acompanhar as tarefas dos seus colaboradores constantemente, além de explicar sobre o uso correto dos acessórios, você se torna uma referência a ser seguida, facilitando em muito para o uso efetivo dos EPIs.
 
 
Sem dúvida, essas são algumas práticas fundamentais para se adquirir um senso de coletividade. Com essas informações você certamente conseguirá motivar seus funcionários, adquirindo outro nível de trabalho cooperativo diariamente.
 
 
Conheça a Prokline – Linhas de Vida. Oferecemos a segurança, qualidade e conforto para os seus funcionários em qualquer trabalho em altura. 
 
Entre em contato e conheça mais sobre todas as nossas soluções:
 
(11) 2508.9909 | (54) 3226.1556 | contato@prokline.com.br
Rua Wilson Drago Fantinel, Nº 357, B. Cidade Nova | Caxias do Sul