Blog

Entenda o que são as linhas de vida, quando falamos em segurança do trabalho

22/05/2020
Toda atividade laboral que envolva algum tipo de risco para a vida humana deve ser realizada com o uso de equipamentos que protejam os trabalhadores de eventuais acidentes. Isso não é diferente com os trabalhos feitos em altura, já que existe a possibilidade de quedas que podem resultar em fraturas graves ou até mesmo serem fatais.
 
Para essas atividades, é necessário utilizar as linhas de vida, que são equipamentos que fazem a segurança em determinadas alturas.
 
Linhas de vida
As linhas de vida são cabos de aço ou fitas conectadas ao cinto do trabalhador e à ancoragem. Ela é importante para que a pessoa, que trabalha em altura, possa executar suas tarefas diminuindo o risco de sofrer um acidente.
 
É um sistema de proteção contra quedas que deve ser instalado por profissionais habilitados. O ponto de ancoragem deve receber atenção especial, pois é onde a linha será fixada. Os funcionários são ancorados pela corda ou cabo que, por sua vez, é conectado no edifício ou estrutura. O ponto de ancoragem é fixado diretamente na estrutura ou em uma base que integre a operação ou no próprio dispositivo de ancoragem.
 
O número de atividades realizadas em locais altos está cada vez maior. Afinal, as mudanças na tecnologia construtiva pedem que o trabalhador se adapte às condições difíceis e, por isso, resolva problemas com técnicas e estratégias que exigem equipamentos específicos para a própria segurança.  
 
Vale lembrar que todas as atividades realizadas a mais de dois metros do chão são consideradas trabalhos sobre altura, fazendo necessário o uso das linhas de vida.
 
É imprescindível que o trabalhador seja capacitado e autorizado para executar as atividades. Porém, a empresa precisa promover um treinamento para que o profissional revise ou aprenda os cuidados referentes àquela atividade que executará.
 
Com a capacitação, algumas questões particulares àquela situação poderão ser levantadas, como a conscientização, a sensibilização, a consciência e conhecimento do local de trabalho. O treinamento deve ser ministrado por instrutores competentes no assunto e profissionais da segurança do trabalho.
 
A segurança no trabalho, portanto, deve ser prioridade. Todos esses aspectos e cuidados referentes às linhas de vida são muito importantes e devem ser priorizados, para que o trabalho seja realizado com o máximo de segurança e, dessa forma, os riscos se transformem em saúde ocupacional.
 
A Prokline oferece a segurança, qualidade e conforto para qualquer trabalho em alturas. Possuímos diversos tipos de linhas da vida que garantem que o trabalhador tenha confiança ao executar suas atividades. 
 
Entre em contato e conheça melhor todas as nossas soluções:
(11) 2508.9909 | (54) 3226.1556 | contato@prokline.com.br
Rua Wilson Drago Fantinel, Nº 357, B. Cidade Nova | Caxias do Sul