Blog

O seu funcionário está com o treinamento de linhas de vida em dia? Descubra a importância desse ato

30/09/2020
Quando a atividade principal de uma empresa se baseia em trabalhos em altura, existem cuidados fundamentais que precisam ser tomados.
 
Medidas que promovam a segurança em caso de imprevistos e/ou acidentes com trabalhador exposto a esses trabalhos, fazem toda a diferença. Afinal, uma queda de um lugar alto faz com que, automaticamente, o acidente se torne mais grave, podendo levar o trabalhador até mesmo a óbito.
 
Por sua vez, esses tipos de acontecimentos costumam ser atreladas à falta de proteção coletiva e individual, aos processos voltados para a implementação de uma cultura preventiva na instituição e ao treinamento adequado do seu pessoal.
 
Por isso, você vai encontrar neste texto algumas dicas essenciais! Confira.
 
Implemente uma cultura preventiva
Não existe atitude mais fundamental de uma empresa que se importa com a segurança de todos os envolvidos durante a execução de tarefas do que promover uma cultura preventiva. Claro que isso está longe de ser uma tarefa fácil, mas quando ela vira uma realidade, os resultados são excelentes.
 
Para atender a essa demanda tão específica, muitas empresas correm atrás de sistemas de gestão especializados no tratamento desse assunto, como a OHSAS 18001, entre outras normas voltadas para a saúde e segurança dos trabalhadores.
 
Monitorando o uso de Equipamentos Individuais de Segurança (EPI) e Sistemas de Proteção Contra Quedas. Além disso, é importante também checar a procedência, certificação e validade de todo e qualquer equipamento utilizado durante a execução dos trabalhos.
 
Capacite os seus trabalhadores
Você sabia que quanto mais conscientizar seus funcionários sobre a saúde e a segurança necessária, mais resultados positivos você terá? Isso fortalece a forma segura na realização de trabalhos e faz com que os trabalhadores tenham total noção do risco com os quais estão envolvidos. 
 
Por mais que você saiba sobre todos esses riscos e quais implicações podem gerar, as outras pessoas envolvidas diretamente na operação podem não ter uma noção tão ampla.
 
O primeiro ponto a ser visualizado por quem preza por uma boa gestão da atividade é aprender a ser rigoroso com as normas legalmente estabelecidas. Só poderá executar o trabalho em altura aquele que for submetido ao treinamento apropriado e, posteriormente, avaliado quanto ao estado de saúde.
 
Inspecione o trabalho em detalhes
Existe também uma outra forma de colaborar com a redução dos índices de acidentes, isto é, com bom senso, empatia e sensibilidade para conversar, entender o que está acontecendo e, avaliando as situações com olhar de proteção, tudo se torna mais fácil de ser avaliado.
 
Para exemplificar esse tópico, podemos mencionar a boa saúde física e mental. Afinal, não é porque o trabalhador está legalmente habilitado para executar o trabalho em altura que ele está diariamente apto para tal. Afinal, existem dias e dias, logo, a inspeção não é para simplesmente exigir e cobrar, mas também um momento para dialogar sobre tudo e com todos.
 
Outro fator essencial é o cuidado sobre pessoas expostas a esses riscos trabalhando sozinhas e por longos períodos de tempo. Atividades que envolvem altura precisam ser realizadas com uma equipe ou, pelo menos, duas pessoas qualificadas. 
 
 
Você precisa de produtos de qualidade para desempenhar seus trabalhos em altura? Então conheça a Prokline. Oferecemos a segurança e a confiabilidade para a realização de qualquer trabalho em altura. 
 
Possuímos diversos tipos de linhas da vida!
 
Entre em contato e conheça melhor todas as nossas soluções:
 
(11) 2508.9909 | (54) 3226.1556 | contato@prokline.com.br
Rua Wilson Drago Fantinel, Nº 357, B. Cidade Nova | Caxias do Sul